Para conquistar a beleza plena dos cabelos cacheados e crespos é essencial preservar a sua estrutura naturalmente frágil, por isso os cuidados vão além do uso de bons produtos, é preciso também usá-los de forma adequada. Reunimos aqui alguns hábitos que prejudicam a definição e o desenvolvimento adequado dos fios e devem ser abandonados pela beleza e pela saúde das suas madeixas. Confira:
1 – Esfregar os fios na hora da lavagem
Na hora da lavagem evite esfregar os fios do cabelo, isso pode danificar a sua estrutura, contribuindo para deixá-los mais ressecados e embaraçados e, ainda, favorece o aparecimento do frizz. A higienização deve ser feita cuidadosamente, utilizando o xampu para massagear o couro cabeludo a fim de retirar as impurezas, deixando a água escorrer pelo restante dos fios para uma limpeza suave no comprimento e nas pontas.
2 – Usar água quente demais
Além de causar ressecamento ao longo dos fios, a água quente pode estimular o couro cabeludo a produzir óleo, deixando os cabelos com aspecto de sujo e os fios ásperos, desestruturando os caracóis, por isso o ideal lavar os cabelos com a temperatura em torno de 23⁰.
3- Enxugar os fios esfregando a toalha
Por causa da sua fragilidade, os cabelos cacheados e crespos precisam de muito cuidado ao serem manuseados; portanto, enxugar os cabelos da forma correta faz toda a diferença: tire o excesso de água dos fios, pressionado-os na toalha, de preferência um tecido de algodão, isso evita a quebra e o emaranhado dos fios e ajuda a preservar o seu formato natural.
4 – Pentear o cabelo seco
Devido a sua estrutura em espiral os cabelos crespos são naturalmente mais ressecados e tendem a se embaraçar facilmente, por isso os fios devem ser penteados com muito cuidado e paciência, de preferência mecha por mecha até que estejam totalmente desembaraçados.
5 – Prender o cabelo molhado
Prender os cabelos molhados pode acarretar desde a quebra dos fios até a proliferação de fungos e bactérias que provocam danos a partir do couro cabeludo. Os fios ficam menos flexíveis quando molhados e o atrito com o travesseiro na hora de dormir ou elásticos de cabelo pode deixá-los ainda mais suscetíveis à quebra.
6 – Aplicar creme na raiz
O creme de pentear não pode ser aplicado na raiz dos cabelos, ele deve ser aplicado do comprimento às pontas, caso contrário pode contribuir para o aparecimento de caspa, seborreia, além de causar o enfraquecimento da fibra capilar, causando também a quebra e a queda dos fios.
7 – Passar a mãos nos fios
As substâncias presentes no suor das mãos podem deixar os fios mais ressecados e acentuar o frizz. O atrito, além de favorecer a quebra, pode comprometer a definição dos cachos que acabam tendo sua fibra repuxada com o hábito, podendo ser modificada de forma definitiva.
8 – Adiar a hidratação
A hidratação repõe a umidade dos fios, devolve o balanço, o brilho e a sedosidade, ela é essencial para manter a beleza e a saúde dos cachos, portanto invista em cremes ou óleos de hidratação e utilize a cada 15 dias.
9 – Cremes demais nos cabelos
Excesso de cremes finalizadores podem danificar os fios pois eles deixam resíduos, deixando os cabelos pesados, opacos e com aspecto gorduroso, aumentando a incidência de caspa e oleosidade, e os cachos totalmente disformes. Na hora de finalizar os cabelos, separe-os em pequenas mechas e espalhe o produto escolhido aos poucos, assim você terá um cabelo com mais balanço, brilho na medida certa e madeixas saudáveis.