Dieta do limão para emagrecer e perder barriga.



Aprenda essa nova onda saudável e veja como incorporar a fruta no dia a dia para se livrar dos quilinhos a mais.

Se você nunca ouviu falar na dieta do limão, então não está por dentro das últimas tendências fitness. A dieta em si não é novidade, mas a sua presença nas redes sociais e o número de pessoas comprovando sua eficácia vem crescendo vertiginosamente.

O limão emagrece, controla a glicose, alcaliniza o organismo e melhora o sistema imunológico. A fruta é ótima e oferece milhares de benefícios para a sua saúde. E, ao contrário do que você pensa, a dieta do limão não é nada absurda e nem exige sacrifícios impossíveis.

É mais uma reeducação alimentar, que visa fazer com que você entre nos eixos e aproveite as vantagens que o limão oferece para a sua saúde. Consequentemente, você perde peso. E se fizer direitinho, sem escapadas ou “jacadas”, emagrece rapidinho.

Como fazer a dieta do limão?

Muita gente pensa que emagrecer com limão trata-se de passar dias apenas bebendo água com a fruta e mais nada. Não é bem assim que funciona!

A dieta ideal é aquela que você se alimenta com variedade, comendo muitas verduras e legumes, algumas frutas e cereais, proteínas e gorduras moderadamente, e pouco carboidratos.

A diferença desse plano alimentar não está bem na forma como você se alimenta, mas sim em o que você faz antes das refeições.

Para começar, é preciso consumir o limão em jejum. Você pode optar pela dieta do limão puro, chupando meia fruta logo ao acordar.

Alguns sites na internet recomendam ir aumentando a quantidade de limão diariamente até completar 15 dias. Contudo isso é perigoso.

Tudo que é demais faz mal, até mesmo o limão. Se você tem os dentes sensíveis, por exemplo, evite o limão puro, pois a sua acidez cítrica poderá deixar seus dentes ainda mais expostos.

Nesses casos, beba água com limão para fazer o desjejum e espere um pouco para tomar o café da manhã.

O melhor é que essa água seja morna e não gelada. Se achar muito ruim, pode usar em temperatura ambiente.

Ao longo do dia, beba água gelada com suco de meio limão meia hora antes das refeições principais.

Isso fará com que a sua sensação de fome diminua e você se sinta saciado muito mais rápido, comendo cada vez menos.

Limão com outros alimentos

Na dieta do limão, você não precisa se ater à fruta somente. Pode fazer combinações que favoreçam a sua saúde no geral.

Veja abaixo alguns alimentos que podem (e devem) ser adicionados nesse plano alimentar:

Limão com gengibre

Para potencializar o emagrecimento, você pode ainda adicionar outros alimentos na dieta. Um deles é o gengibre. Se você não tem restrições com a raiz, pode adicioná-la na sua água com limão matinal.

O gengibre é um termogênico natural. Além de também ser um elemento desintoxicante, como o limão.

Misturados, os dois aumentam o efeito diurético, fazendo com que você acelere o seu metabolismo e elimine mais toxinas e gorduras.

Couve com limão

Mais um clássico suco detox, a couve com limão tem ação antioxidante, renovando células e prevenindo o envelhecimento precoce.

Outro benefício de tomar uma batida dessas pela manhã em vez do café é que a couve contém substâncias que aumentam a produção de serotonina.

Esse neurotransmissor é vital para o sono e o controle do seu bom humor. O suco é ainda rico em fibras, por isso não vale coá-lo!

Essas fibras regulam o trato intestinal e fazem com que você absorva melhor outros nutrientes, como vitaminas e minerais.

Não se esqueça também que a couve é uma ótima fonte de cálcio.

Limão com berinjela

Pode soar estranho, principalmente se for para fazer água aromatizada. A berinjela é ótima para a circulação sanguínea e previne doenças cardiovasculares.

O vegetal é ainda rico em potássio, ferro e magnésio e ajuda a purificar o organismo.

Diferente das outras formas de consumo, a água com berinjela e limão deve ser preparada com horas de antecedência.

Isso porque os elementos devem ficar em uma espécie de infusão, para soltar os nutrientes na água.


É bem simples de fazer, basta colocar algumas rodelas de berinjela crua em uma jarra de água com mais ou menos um litro.

Junte o suco de um limão e deixe isso repousar por um tempo na geladeira. O melhor é fazer de um dia para outro.

Depois é só beber a água ao longo do dia.

Benefícios da dieta do limão

Não é só para emagrecer que o limão é benéfico! Um copo de água com limão em jejum ajuda a repor a quantidade diária necessária de vitamina C. Essa substância é super importante na assimilação do cálcio.

Portanto, fazer essa dieta é bom para a sua imunidade e para a manutenção dos seus ossos. Pode até não ser milagrosa, porém funciona a longo prazo.

Veja mais benefícios:

  • Ajuda a descongestionar o nariz e alivia gripes e resfriados;
  • Desintoxica o organismo, livrando você de substâncias que possam fazer mal;
  • Estimula o sistema nervoso, aliviando o estresse e a ansiedade;
  • Ajuda a deixar a sua pressão arterial sob controle;
  • Reduz a fome e aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você coma porções menores;
  • Acelera o metabolismo;
  • Melhora a digestão, estimulando os movimentos peristálticos e evitando doenças do trato gastrointestinal;
  • Retarda o envelhecimento das células, prevenindo muitas doenças degenerativas.

Dúvidas sobre a dieta

Como a dieta não é bem um plano, como a maioria das dietas, muitas pessoas ficam com dúvidas em relação ao uso do limão no dia a dia.

Por essa razão, confira algumas das questões mais comuns relacionadas com essa tática para perder peso:

1. Quem amamenta pode fazer dieta do limão?

Sim! Tanto as lactantes como as grávidas podem beber água com limão. Claro que isso deve ser feito com o conhecimento do seu médico e com moderação.

Mesmo assim, o uso diário do limão para aliviar sintomas da gravidez é milenar.

Na fase do aleitamento materno é ainda melhor, pois fornece ao corpo da mulher diversos nutrientes que ela precisa para produzir o leite.

E se você pensa que a fruta vai deixar o leite ácido, saiba que isso é um mito!

O limão é um alcalinizante. Sua capacidade de melhorar a absorção do cálcio o torna o alimento ideal para mulheres que acabaram de dar à luz.

2. Dieta do limão é prejudicial?

Se você se ater a três copos de água com limão ou uma média de um limão e meio por dia, não. Pode fazer isso diariamente e a longo prazo. Contudo beber o suco de muitos limões por diversos dias pode sim ser prejudicial a sua saúde.

Em excesso, o limão pode causar sensibilidade nos dentes e problemas estomacais. Portanto, converse com o seu nutricionista sobre os usos da fruta e cuide para não ultrapassar as doses indicadas.

3. Qual limão usar na dieta do limão?

São muitas as espécies da fruta. Normalmente você encontra nos supermercados o Taiti, o Caipira, o Galego e o Siciliano.

Veja abaixo a diferença entre cada um:

  • Taiti: o verdinho escuro e mais comum é também o mais recomendado, porque tem a maior concentração de vitamina C.
  • Caipira: também chamado de limão Cravo ou Rosa é aquele com a casca mais alaranjada. Serve para fazer temperos e marinados, por causa do seu aroma.
  • Galego: é o limão pequeno com a casca verde clara e mais redondo que os outros. É menos ácido e pode ser mais usado em doces, por causa disso.
  • Siciliano: é o limão grande e amarelo. Muitas pessoas dizem que esse é o verdadeiro limão. É mais suculento e mais ácido que os outros.

O mais indicado para a dieta é o Taiti. Mas você pode usar a espécie que quiser. Todos eles têm praticamente os mesmo benefícios.

4. Limão com bicarbonato emagrece?

Essa receita é ótima para a limpeza da casa e remover ferrugem. Beber limão com bicarbonato pode provocar úlceras graves.

Fica o alerta: não acredite em tudo que você lê por aí e sempre consulte as fontes! Se não, em vez de emagrecer, você pode até ter um problema de saúde muito sério.

A melhor forma de perder peso é tendo uma alimentação equilibrada e saudável, respeitando os horários em jejum, como a noite, e praticando exercícios físicos.



Comentar

seven + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.